Deve consultar um dermatologista se já fez estas perguntas a si mesmo

De certo não deve andar todos os dias a verificar o estado da sua pele, mas com o aumento exponencial dos casos de cancro de pele deve estar mais alerta.

Se já algumas vezes se deparou com algum sinal ou mancha da pele com um aspeto ou textura diferente que lhe deixou algumas preocupações, chegou ao sitio certo. Se por alguma razão alguma delas faz parte das próximas 5 perguntas, deve marcar uma consulta com uma dermatologista.

1-Um sinal que mudou de aparência subitamente?

Na prática deve estar atenta em alterações de tamanho aparência ou coloração de algum sinal da pele ou até ao aparecimento de novos. Se isso lhe acontecer está na altura de ir ao dermatologista. Se estiver na presença de um caso de cancro de pele é mais fácil o seu tratamento quando é detetado precocemente do que em estados mais avançados.

Mesmo que não tenha encontrado nada de novo deve consultar um especialista de pele de forma periódica.

2-Tenho uma erupção cutânea que demora a desaparecer?

Quando está com algum tipo de comichão na pele ou erupção a melhor opção é consultar o seu médico de família que de certo lhe vai receitar um anti- alérgico ou algum creme com as mesmas propriedades. Mas existem casos em que a erupção cutânea não desaparece apesar do tratamento.

Se é o seu caso o seu médico de família deve encaminhar para a dermatologia onde o médico está mais preparado para diagnosticar a causa e o melhor tratamento para a sua situação clínica.psoriase

3- Porque é que tenho queda de cabelo?

Existe uma grande percentagem de mulheres que com a idade sofrem com o problema da queda de cabelo. Algumas destas situações podem ser resultados de problemas mais sérios que podem estar a desenvolver-se na pela da sua cabeça como melanomas, prurido do couro cabeludo, ou outras situações clinicas que merecem uma visita ao dermatologista.

queda cabelo

 

4-Porque é que as minhas unhas mudaram de cor e de textura?

Uma das principais causas da alteração da cor das suas unhas são a presença de fungos, mas pode existir situações que que estejamos perante outras situações como a idade ou outra doença. Perante estas situações o dermatologista deve avaliar a situação e prescrever o tratamento adequado a sua situação especifica e não um tratamento genérico.

5- Porque é que tenho pele seca e sensível?

Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais alertas para a necessidade da aplicação de protetor solar. Mas algo mais pode ser feito pela saúde da sua pele apenas com a aplicação diária de um creme hidratante. Como sabe a sua pele é exposta diariamente a agressões externas como pólen, bactérias, radiação ultravioleta entre outros. Com o avançar da idade a sua pele vai perdendo as propriedades, ficar mais vulnerável e suscetível ao aparecimento de pele seca e sensível perante as agressões do meio envolvente levando a problemas diversos de pele. Se usar um creme que reponha a barreira natural da pele está a prevenir futuros problemas de pele, existem até cremes com fator de proteção UV.

Se por acaso está preocupada com esta situação está na altura de consultar um dermatologista que a pode ajudar a escolher o creme adequado para o seu tipo de pele. Para além da vertente estética que preocupa as mulheres, deve saber que quando detetados precocemente problemas de pele unhas e cabelo são mais fáceis de tratar e com maior taxa de sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *