7 situações onde a fisioterapia pode ajudar

A ideia que a maior parte das pessoas devem ter acerca do papel  do fisioterapeuta, passa apenas por ajudar a recuperar de alguma alteração de ordem física da pessoa como por exemplo situações como status pós-AVC, reabilitação psicomotora entre outros.

Mas hoje em dia com o nível de formação e profissionais cada vez mais qualificados podemos afirmar que existem muitas mais situações onde a fisioterapia pode ajudar, veja algumas :

1-Reeducar o cérebro

Existem problemas de saúde como Traumatismo vértebro‑medular , AVC, traumatismos cranianos ,entre outros de teor neurológico que provocam alterações na forma como a pessoa afectada  se movimenta .

Nestas situações a intervenção do fisioterapeuta passa por reeducar o cérebro da pessoa como que relembrando dos movimentos que o organismo tem de fazer . Para estes casos é importante a intervenção da fisioterapia, para restabelecer os movimento e treinar quer cérebro quer músculos para executarem determinada amplitude de movimentos .

2- Recuperar de um ataque cardíaco

Um ataque cardíaco afecta principalmente o músculo cardíaco, quando isso acontece deve fortalecer os músculos do coração. Para que consiga esses objetivos deve fazer atividade física de baixa intensidade e neste campo a supervisão de um fisioterapeuta pode ser aquela ajuda que necessita para se restabelecer sem correr riscos de saúde.

3- Ajudar a Respirar melhor

Hoje em dia são cada vez mais as pessoas que sofrem como patologias do foro respiratório, também reconhecidos como DPOCs (doença pulmonar obstrutiva crónica). Algumas destas  podem sofrer alterações físicas como perda da capacidade muscular como no caso do enfisema pulmonar.

A intervenção do fisioterapeuta passa por fortalecer os músculos usados na respiração , melhorar a forma como respira e até ajudar a eliminar as secreções com a fisioterapia respiratória.

Na fisioterapia respiratória também apelidada por muitas pessoas de cinesioterapia, são aplicadas técnicas que permitem soltar alguma expectoração e ajudar a limpar os pulmões.

4- Reduzir dores no pescoço ombros e cabeça

A adoção de má postura corporal está muita vez associada a dores no pescoço , ombros ou cabeça , mas isso pode ser minimizado recorrendo ao fisioterapeuta que vai aliviar dores, melhorar a sua postura e prevenir futuros problemas.

dores pescoço

5- Aliviar dores nas costas

São cada vez mais as pessoas que sofrem com dores de costas com problemas sérios já instalados na sua coluna. Nestes casos, o fisioterapeuta, pode ajudar desde logo a corrigir a sua coluna com exercícios específicos que vão fortalecer os músculos do Core. De futuro vai ver as dores a aliviarem e poderá até passar a fazer os seus próprios exercícios.

 

6- Ajudar a urinar melhor

O fisioterapeuta pode ser a ajuda que precisa no caso de patologias que provocam incontinência Urinária ou até na recuperação de situações como o pós-parto. Nestes casos existem alguns exercícios que quando bem aplicados podem ajudar a restabelecer o seu padrão normal, são os exercícios de kegel.

7- Recuperar de acidentes de trabalho

Um dos papeis desempenhados por alguns fisioterapeutas que trabalham em clínicas de fisioterapia passa por intervir perante lesões adquiridas em contexto laboral, que depois recorrem a seguradoras que pagam os serviços de fisioterapia para que a pessoa volta o mais rapidamente ao seu posto de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *